Você quer engajar seus colaboradores e atrair cada vez mais clientes para o seu negócio? A comunicação 360º é hoje o caminho mais eficiente para chegar ao tão esperado sucesso. O mercado aceitou bem o conceito e estimula cada vez mais que ele seja adotado pelas empresas. Isso porque ela abrange os processos de comunicação de todas as áreas da empresa, deixando-a mais integrada e dinâmica. Por isso, conheça um pouco mais e saiba como aplicar.

Estratégias para melhor comunicação

Quem implementa a comunicação 360º dentro da empresa é a equipe de gestão. Ela deve trabalhar para que aproveitar todas as oportunidades e ferramentas possíveis para se comunicar bem e melhor. Este método vai além do que agir pontualmente em uma divulgação ou na promoção de um produto ou serviço, ela não quer se restringir. A ideia é programar ações constantes e diversas em curto, médio e longo prazo.

A equipe de gestão junto com a equipe de marketing da própria empresa ou de uma contratada analisa o cenário e monta as estratégias e ações para a melhor comunicação. A comunicação 360º atua através da convergência de canais e das mais diferentes tecnologias para se conectar com os clientes e com os colaboradores. Assim, você tem a mesma mensagem sendo executada em vários formatos e linguagens. Uma estratégia muito mais eficiente em comparação com as demais no mercado.

Quando se adota a estratégia de comunicação 360º, a empresa se destaca diante da concorrência. O motivo é porque há mais credibilidade e aponta um diferencial para a marca, atraindo clientes em meio a tanta competitividade. Além de fazer com que esse cliente se torne fiel aos produtos e serviços uma vez que oferece segurança aos clientes. Eles não terão motivos para procurar outras marcas porque confiam na que escolheram. O consumidor se torna mais aberto ao diálogo e ao relacionamento, tendo um alcance melhor.

Cliente satisfeito e fiel valoriza a marca, de forma com que ela passa a ser percebida por cada vez mais pessoas. O reforço nas oportunidades de contato torna o marketing ainda mais abrangente, fortalecendo a marca. E quanto mais pessoas atingem, mais compreensão de mercado tem. Isso leva a criação de campanhas e de canais de comunicação mais eficientes, porque estarão alinhadas às necessidades das personas e oportuniza feedbacks mais precisos.

Como impamplar o marketing 360º?

Para implantar a comunicação 360º é preciso definir objetivos, ações, segmentações, canais articulados, monitoramento e delimitar resultados. A começar pelos objetivos que são essenciais para salientar a presença da marca por meio das vendas. Para isso, é preciso definir um público-alvo, definir metas e quais serão as estratégias para alcançá-las. As ações devem compreender o funil de vendas, mapeando os conteúdos pertinentes, campanhas que levem a um momento de compra e estratégias para aumentar as conversões.

Nas segmentações se definem os meios digitais pelos quais haverá a comunicação com o público. Assim, acontecem campanhas certeiras, sem desperdício de orçamento e ações desnecessárias. A seguir os canais articulados, que dizem respeito da integração entre eles, tudo precisa funcionar em conjunto. De forma com que há otimização da linguagem, mantendo-a forte e coerente.

Quando este plano estratégico é seguido à risca há resultados nas metas estipuladas e um cronograma pensado para atingir diretamente o consumidor. Os resultados serão reflexos do monitoramento constante das redes e de todo o marketing, analisando o desempenho das campanhas e extraindo delas os dados necessários para aprimorar ainda mais.