O marketing convencional sempre foi praticamente restrito às grandes corporações. Empresas com maior poder aquisitivo detinham mais possibilidades de fazer propaganda nos meios tradicionais (TVs, jornais, rádios, outdoors, entre outros), e assim, perpetuavam sua dominância em determinado segmento.

Ao passo que os avanços tecnológicos transformaram as nossas relações, a internet subverteu essa lógica. E o mercado teve de acompanhar essa nova realidade. Se antes o investimento em anúncio de produtos e serviços na internet era visto com desconfiança, hoje é o mínimo que uma empresa pode fazer para ser competitiva.

Nos meios tradicionais, imperava a hierarquia do “quem paga mais”. Na internet, vence quem tem a melhor estratégia. E não importa se a sua empresa é grande ou pequena. Neste contexto, é o marketing digital que possibilita essa “democracia” nas estratégias digitais. Mas você conhece verdadeiramente os benefícios que o marketing digital pode trazer para a sua empresa? Nós vamos mostrar cinco deles. Confira:

Ótimo custo-benefício

Um exemplo prático: antigamente, quando alguém queria marcar uma consulta com um especialista, imperava o “boca a boca” (normalmente opiniões de família e amigos) para saber qual o melhor profissional. Agora, este tipo de dúvida é resumida em uma simples pesquisa no Google.

Um dos preceitos do marketing digital é a utilização de técnicas para que o seu site apareça nas primeiras páginas de pesquisa do Google. Esta é apenas uma maneira pela qual a sua empresa pode atrair clientes a baixo custo. Para isso, entretanto, é preciso que você tenha uma presença online consistente, com site otimizado e redes sociais ativas.

Fidelização de clientes

A internet é mais do que um canal de vendas: é um mundo de oportunidades para criar um relacionamento mais estreito com o seu público, seja através das redes sociais, blogs, e-mails, entre outras possibilidades.

Isto que significa que, quanto maior for o seu engajamento com seus clientes (mesmo após uma determinada compra), maior será a sua capacidade de fidelização dos consumidores. E clientes fidelizados oferecem muitos benefícios: eles compram mais (maior ticket médio) e ainda recomendam a sua empresa para outras pessoas – o famoso marketing boca a boca.

Segmentação do público

A internet te coloca em contato com milhares de pessoas, mas para alcançar o público certo, atirar para todos os lados só atrapalha. Por isso, um dos grandes benefícios do marketing digital é a segmentação do público. Ou seja, a partir de uma filtragem considerando idade, sexo, dados demográficos e outras informações relevantes, você atinge um público mais propenso a se tornar cliente da sua empresa.

Mensurar resultados

Quando se faz uma propaganda em um outdoor, não há como saber quantos clientes você conquistou a partir do número de pessoas que viram aquele anúncio. Na internet, tudo é mensurável. Como é possível rastrear todos os passos dos clientes, você sabe exatamente quantas compras a sua campanha gerou e o que pode ser melhorada para a próxima.

Competir com empresas maiores

Na internet, o dinheiro definitivamente não fala mais alto. Com um baixo investimento e estratégias eficazes, como as supracitadas, você faz com que a sua PME possa competir de igual pra igual com qualquer concorrente!