A tecnologia tem avançado a cada ano e promove grandes inovações com mudanças de paradigmas em muitas áreas. Uma delas é o segmento empresarial — independente do seu porte ou área de atuação.

Nesse contexto, a forma com que as empresas se relacionam com os seus clientes também mudou, principalmente, pelo fato de aplicarem novas técnicas e metodologias para satisfazerem os desejos, necessidades e demandas do seu público-alvo.

Tais mudanças têm ocorrido com a abordagem e aplicação do Marketing Digital, uma situação que muda a forma com que as empresas alcançam os seus clientes e potenciais clientes.

Diante dessa realidade, preparamos este artigo em que abordaremos os principais aspectos de como o Marketing Digital pode impactar na forma com que as empresas se relacionam com os seus clientes.

Estabelecimento de novos canais

A forma com que as empresas se comunicam com os seus clientes não é a mesma de alguns anos, principalmente, pela forte tendência de um mundo conectado e informações que são transmitidas e recebidas em tempo real.

Nesse contexto, as empresas têm a sua relação com o cliente fortemente impactada pelas novas estratégias de marketing, que passam a estarem baseadas na abordagem do Marketing Digital, ou seja, todas as técnicas e ferramentas utilizadas são com um foco online e digital.

Assim, o Marketing Digital estabelece novos canais de comunicação com o seu cliente, que passa a utilizar estratégias online para levar informações dos seus produtos e serviços ao seu público, bem como promove o engajamento entre as partes.

Esses novos canais de comunicação permitem que a sua empresa leve conteúdo de relevância até o seu cliente, bem como recebe o feedback do que o seu público-alvo deseja. Esse movimento deve ser cíclico, pois, as necessidades dos clientes mudam constantemente e a sua empresa necessita estar preparada para atende-los de forma plena e efetiva.

Presença corporativa sempre disponível

Como dito anteriormente, o Marketing Digital é baseado em canais de comunicação online, por isso, tem uma presença corporativa sempre disponível, oferendo o conteúdo e informações que o seu cliente deseja, bem como estreita a relação entre as partes.

Dessa forma, as empresas utilizam as plataformas das Rede Sociais, mensageiros instantâneos, canais eletrônicos de atendimento, otimização para SEO — Search Engine Optimization, publicação de vídeos e posts e várias outras abordagens, porém, sempre com foco nos pilares do marketing, que é identificar e satisfazer as necessidades, desejos e demandas de consumo do seu público-alvo.

Essa presença corporativa proporciona o benefício da internalização da sua marca na mente dos clientes, de modo que, farão da sua empresa a primeira escolha no momento em que necessitarem sanar uma dor (problema a ser resolvido) ou uma necessidade de consumo.

Novas abordagens das métricas

As métricas com foco no Marketing Digital devem mensurar as atividades no ambiente online entre a sua empresa e o cliente, de modo que, servirão como direcionadores dos esforços organizacionais.

Vejamos algumas métricas:

  • Número de novas visitas e recorrentes;
  • Custo por lead;
  • Taxa de conversão;
  • CAC — Custo de Aquisição por Cliente;
  • ROI — Retorno sobre o Investimento.

A partir da coleta e interpretação das informações obtidas com as métricas citadas, certamente, será possível estabelecer as estratégias do Marketing Digital adequadas que impactem de forma positiva no relacionamento da sua empresa com o cliente.

Essas estratégias variam de acordo com o momento em que o cliente esteja e em qual parte do funil de vendas se encontra. Lembre-se que as estratégias do Marketing Digital são voláteis, no entendo, impactam de forma grandiosa na relação com o seu público.

Dessa forma, de acordo com as estratégias de Marketing Digital que forem adotadas, a relação da sua empresa com o cliente pode ser afetada de forma positiva ou negativa. Além disso, deve ser adequada de acordo com o perfil de cada grupo de clientes e ter as métricas constantemente atualizadas e acompanhadas.

Marketing Digital é uma ferramenta poderosa de contato e troca de informações entre empresas e clientes, sendo assim aliado a outras abordagens pode trazer resultados surpreendentes a sua empresa.

Na Lettera Comunicação acreditamos que cada caso é um caso, que precisa ser estudado e assim proposto a melhor solução para atuação integrada, onde o marketing digital é um aliado de peso na obtenção de resultados.